Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2016


Revista Brasileira de Sociologia


Edital No. 01/2016

Seleção de Artigos para o Vol. 04; No. 07; jan-jun de 2016
Para o Dossiê Temático:
As Dimensões Sociológicas da Desigualdade Social no Brasil

1. Objetivo

Este edital tem como objetivo a convocação de profissionais da área de Sociologia e/ou Ciências Sociais para o encaminhamento de artigos, individuais ou em co-autoria, para o número 07 da Revista,  Dossiê  Temático: As Dimensões Sociológicas da Desigualdade Social no Brasil, com publicação prevista para setembro de 2016.

O Dossiê será organizado pelos professores:

Profa. Dra. Elisa Pereira Reis  (Departamento de Sociologia UFRJ)
Profa. Dra. Graziella Moraes Silva (Departamento de Sociologia UFRJ)
Prof. Dr. Flavio Carvalhaes (Departamento de Sociologia UFRJ)

2. O Dossiê

A questão distributiva, crucial na organização de qualquer sociedade, constitui desafio premente no caso brasileiro. Embora o país tenha logrado sucesso na redução da desigualdade na última década, é preciso consolidar e avançar na consolidação dos ganhos sociais. Nesse sentido, é  fundamental inovar no entendimento dos processos estruturantes das disparidades sociais. Pretende-se, assim, reunir trabalhos orientados analiticamente nos termos aqui propostos e com diferentes opções  teóricas e metodológicas, de modo a contribuir para o entendimento de mudanças e continuidades nos padrões de estruturação da desigualdade.
A proposta de Dossiê busca integrar as diferentes dimensões da temática, preservando suas respectivas autonomias analíticas. Nossa proposta é contemplar artigos ao longo de três eixos representativos da abordagem sociológica da desigualdade.
O primeiro deles busca explorar teoricamente o conceito de desigualdade e suas consequências políticas, sociais e culturais. Se esse fenômeno é um dos problemas sociais mais prementes de nossa época, ele é particularmente saliente em contextos como o brasileiro onde a magnitude e o alcance das privações atingem proporções dramáticas. Se é imperativo identificar as condições peculiares que justificam o esforço teórico de entendimento de suas particularidades e idiossincrasias, também é crucial ter em mente que a comparação com outras sociedades constitui recurso valioso para a compreensão e superação do problema.
O segundo eixo contemplado diz respeito às dimensões simbólicas da criação, manutenção, contestação ou dissolução das desigualdades sociais (sejam elas de classe, gênero, raça, etc). Buscaremos reunir trabalhos que discutam a relação entre fronteiras sociais e fronteiras simbólicas. Enquanto fronteiras sociais são manifestas no acesso desigual a recursos e oportunidades, as fronteiras simbólicas são as distinções conceituais feitas por atores sociais para categorizar pessoas e relações sociais. A articulação entre essas dimensões é pouco analisada de forma explícita e suas consequências para a desigualdade permanecem pouco exploradas. A articulação entre essas dimensões é pouco analisada de forma explícita e suas consequências para a desigualdade permanecem pouco exploradas.
Por fim, o terceiro eixo a ser explorado contempla a tradição sociológica voltada para o fenômeno da  estratificação social, que têm como características básicas a) o esforço para identificar regras e padrões de alocação de recursos escassos e socialmente  desejados, como renda, saúde e status na sociedade contemporânea; b) a análise dos mecanismos da transmissão inter geracional da desigualdade e os processos que estruturam a reprodução da desigualdade entre gerações.

2.  Cronograma

Lançamento do edital30/01/2016
Data limite de submissão de artigos30/03/2016
Divulgação dos resultados (prevista)30/07/2016
Publicação em versão eletrônica (prevista)30/09/2016
Publicação em versão impressa (prevista)30/11/2016

3. Regras de Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos/às autores/as.

i. Os artigos submetidos devem contemplar a temática do Dossiê, de modo a assegurar as interlocuções necessárias à forma como o dossiê se define.

ii. Os artigos submetidos devem ser inéditos e devem assim permanecer durante a avaliação.  Devem ser enviados para o e-mailrevbrasilsociologia@gmail.com

iii. Os artigos não devem ultrapassar 50 mil caracteres com espaço 1,5, incluindo a bibliografia.  O artigo deve ter resumo de 900 caracteres com espaço e 3 (três) palavras-chaves. Deve acompanhar, em arquivo separado, Nome completo do(s) autores(s), titulação, vínculo institucional, endereço.

iv. As remissões bibliográficas no corpo do texto ou referências após citações a autores devem seguir a forma (Autor, data) ou (Autor, data, página), como nos exemplos: (MILLS, 1960) ou (BENJAMIM, 1987, p. 205). Se houver mais de um título do mesmo autor no mesmo ano, eles são diferenciados por uma letra após a data: SIMMEL, 1965a), (SIMMEL, 1965b) etc.

v. Referências bibliográficas:

Livros:
TOURAINE, A. (1981), The voice and the eye: An analysis of social movements.
Cambridge: Cambridge University Press.

Artigos:
FELD, S.L. (2002), “On the emergence of social norms”. Contemporary Sociology,
v. 31, n. 6, pp. 638-640.

Coletâneas:
INGRAM, H.; SCHNEIDER, A. L.; DELEON, P. (2007), “Social construction and policy design”. In: SABATIER, P. A. (org.). Theories of the policy process. Cambridge, MA: Westview Press.

Teses Acadêmicas:
FORTUNA, Carlos. (1988), Threading Through: Cotton Production, Colonial Mozambique and Semiperipheral Portugal in the World-Economy. Tese de Doutorado. State University of New York – Binghamton.

4. Processo de Avaliação dos Artigos

Todos os artigos serão avaliados através de um sistema composto por 3 fases, nesta ordem:

i. Enquadramento temático ao Dossiê, pelos organizadores;
ii. Adequação ao perfil da Revista, pelos Editores;
iii. Análise de mérito, mediante revisão às cegas por 2 ou 3 Pareceristas.

Os artigos aprovados para publicação devem conter resumo, título do artigo e palavras-chaves em português, inglês e francês. Caso contenham figuras (imagens e/ou gráficos), estas devem ser enviadas separadamente, numeradas na sequência em que aparecem e com indicação clara ao longo do texto dos locais em que devem ser incluídas. As figuras devem, preferencialmente, ser em formato TIFF (sem compressão) e resolução de 300dpi no tamanho final pretendido para a impressão. Largura máxima: 12 cm; altura máxima: 16 cm (ou 1417x1890 pixels).

5. A submissão dos artigos ao presente Edital expressa a concordância dos seus respectivos autores na cessão dos direitos autorais à Revista Brasileira de Sociologia.


Brasília,  30 de janeiro de 2016. 

Carlos Benedito Martins
Coordenador  Editorial

Rogerio Proença Leite
Cynthia Hamlin
Sergio Tavolaro
Editores