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segunda-feira, 20 de junho de 2016

Revista Temáticas (IFCH/UNICAMP) abre a chamada de artigos para:Dossiê especial greve 2016

Revista Temáticas (IFCH/UNICAMP) abre a chamada de artigos para:

Dossiê especial greve 2016

“A Crise da Educação no Brasil não é uma Crise, é um Projeto" (Darcy Ribeiro, 1977)
           
            A Revista Temáticas manifesta seu apoio à greve de docentes, discentes e funcionárias (os) da educação pública no país através da organização em caráter especial deste dossiê.
            A situação de greve no ensino público brasileiro, que atinge hoje os ensinos infantil, fundamental, médio e superior ao redor do país, em instâncias municipais, estaduais e federais, alcança um novo patamar simbólico neste 2016. O movimento de secundaristas em defesa da escola pública e de qualidade, em defesa da merenda, contra o assédio sofrido por alunas e alunos, o debate sobre gênero e despolitização da educação, os cortes de recursos de ensino e pesquisa e extensão em âmbitos estaduais e federais, o salário, plano de carreira e as condições de trabalho de professoras, professores e demais funcionárias e funcionários, a ausência de políticas de ações afirmativas de acesso e permanência nas universidades públicas, as políticas de avaliação compulsória, o número reduzido de bolsas e os cortes no orçamento de pesquisadoras e pesquisadores, a defasagem do quadro de docentes, as estruturas básicas dos edifícios e laboratórios, nos faz questionar até que ponto seria esta uma crise conjuntural por que passa a gestão administrativa das instituições de ensino em geral, ou se a noção de “crise” vem sido utilizada como retórica de um projeto político de desmonte da educação pública no país.
            Os debates realizados na Universidade Estadual de Campinas, em razão da greve e ocupação das alunas e alunos na reitoria, endossam as palavras de Darcy Ribeiro ao apontarem que o debate entre estrutura e conjuntura na educação indicam que a forma como o ensino público vem sendo gerido não deve ser pensado separadamente do atual estado da política no Brasil. Diversos coletivos e movimentos sociais têm questionado as retóricas que são utilizadas para justificar a falência da garantia constitucional de direitos básicos tais como saúde, moradia, educação e alimentação. Em contraposição a todo o atual  debate sobre representatividade política das pautas das minorias (indígenas, mulheres, negros, imigrantes e refugiados, população LGBTT, deficientes e etc), temos uma bancada na câmara e ministério formados por quase 400 homens, brancos, representantes religiosos, empresários do agronegócio, das multinacionais e empreiteiros que, como mostrou a votação pública de aceitação da denúncia de impeachment da presidente Dilma Rousseff na câmara dos deputados, atuam em causa própria, “suas famílias, seus filhos, seus deuses, seus animais de estimação”, e através de propostas conservadoras, deixam de lado a defesa do interesse público para o qual supostamente foram eleitos, e representam verdadeiro retrocesso ao avanços das políticas sociais.
            Diante deste cenário consideramos a pertinência e a urgência de abrir a revista para a publicação de textos que abordem e debatam o atual estado da política no Brasil. Assim, convidamos a todas as funcionárias e funcionários, discentes, professoras, professores, secundaristas, militantes e ativistas de todas as áreas que proponham reflexões pertinentes sobre os temas acima mencionados.

            Formato do texto: fonte tamanho 12, Times New Roman, limite de 20 páginas.    
            Prazo de envio: 31 de julho
            Enviar o texto final para o email: tematicas@gmail.com     


Atenciosamente,
Coordenação Editorial Revista Temáticas
                                                                                 
#cotassimcortesnão