Páginas

terça-feira, 5 de abril de 2016

Seminário
Neoliberalismo e a razão do comum: história, dispositivos e crítica
Christian Laval (Univ. Paris X)

11 a 14 de abril de 2016
Prédio das Ciências Sociais e Filosofia - FFLCH/USP

Iniciativa conjunta dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia, em Filosofia e em Ciência Política da FFLCH/USP, o Seminário “Neoliberalismo e a razão do comum: história, dispositivos e crítica” objetiva fomentar o debate sobre as racionalidades políticas contemporâneas, em especial o exame crítico da vertente hegemônica neoliberal. Pouco desenvolvida pelas filosofia e ciências sociais brasileiras, essa abordagem teórica do neoliberalismo tem permitido, nos circuitos internacionais de pesquisa, a agregação de diferentes áreas disciplinares e a análise de distintas configurações histórico-sociais. Sua adoção tem resultado em ambientes de experimentação metodológica colaborativa para a apreensão e investigação dos dispositivos neoliberais. O Seminário pretende problematizar a atualidade política do neoliberalismo à luz do confronto com outras racionalidades, objeto dos últimos livros de Christian Laval, realizados em parceria com Pierre Dardot: “La Nouvelle Raison du Monde” (2009), “Marx: Prénom, Karl” (2012) e “Commun” (2014). 
Os trabalhos de Laval e Dardot vêm ganhando ampla repercussão na Europa e, com as traduções de seus últimos trabalhos para o inglês e espanhol, também cada vez mais nos Estados Unidos e países da América Latina. A perspectiva interdisciplinar de seus estudos e a amplitude dos temas analisados convergem e têm colaborado com os debates sobre a natureza política e o processo histórico subjacente às crises estruturais do capitalismo, reunidas e indexadas, de acordo com seu programa de investigação, como parte da realidade normativa da racionalidade neoliberal. Ao contrário das correntes hegemônicas, a perspectiva adotada não se apoia sobre a teoria econômica ou o conteúdo programático das escolas fundadoras do neoliberalismo. Não se trata também de considerá-lo apenas como um ideário orientado pelos postulados da redução do Estado e da abertura sem restrições ao mercado. Em outras palavras, o neoliberalismo não poderia ser resumido à sua expressão propriamente econômica e tampouco envolveria um simples retorno, radical que seja, ao liberalismo clássico. Compreendido como uma racionalidade política, ele deveria ser investigado no registro das condutas individuais e coletivas, na dinâmica organizacional das instituições e na própria esfera regulatória do Estado. Sua prerrogativa diria respeito à disseminação da norma concorrencial para contextos, situações e comportamentos que não têm origem e nem se vinculam diretamente ao mercado.
Rede Interdisciplinar de Pesquisadores tem promovido um conjunto de atividades preparatórias, incluindo sessões para discussão de textos de referência indicados previamente pelos autores. A proposta do Seminário também reflete o esforço para a estruturação de relações de cooperação com outras universidades brasileiras. O ciclo de trabalho do professor Christian Laval incluirá a passagem pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, ampliando o alcance dos debates com a incorporação, no universo teórico e político em que esta proposta pretende se localizar, das possíveis variações regionais da temática do neoliberalismo no país. O lançamento da edição brasileira de “La Nouvelle raison du monde”, pela editora Boitempo, propiciará a divulgação das discussões desenvolvidas no Seminário junto a um público ampliado de leitores e de formadores de opinião, de um modo geral.

Programação

11 de abril. (16:00. Sala 118)
“As raízes históricas do neoliberalismo ou o nascimento do homem econômico”
 debatedor: Jean Tible (Ciência Política/USP)

12 de abril. (15:00. Sala 14)
“Neoliberalismo, uma lógica normativa universal”
  debatedor:  Paulo Arantes (Filosofia/USP)

13 de abril. (19:30. Auditório 8)
“O comum: história longa e emergência contemporânea”
  debatedor:  Ruy Fausto (Filosofia/USP)

14 de abril. (19:30. Auditório 24)
“Neoliberalismo e o comum, duas razões do mundo em luta”
  debatedora: Vera Telles (Sociologia/USP)

(Haverá tradução consecutiva - não é necessário fazer inscrição)

Sobre o conferencista
Christian Laval, docente de Sociologia na Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Tem diversos livros publicados sobre utilitarismo e liberalismo, notadamente investigações genealógicas da emergência ocidental da normatividade fundada no princípio do interesse, além de estudos sobre Marx, história da sociologia clássica, transformação dos sistemas educativos, dentre outros temas. Seus trabalhos mais recentes, realizados com Pierre Dardot, se inscrevem em um programa de pesquisa sobre a racionalidade neoliberal e a problematização política do “comum”. É membro da Rede Interdisciplinar de Pesquisadores.